Perdiz, manda meia dúzia.
Ditados populares e expressões idiomáticas sempre me fascinaram. Eu ficava babando quando ouvia pessoas, como a Patrícia Magpali (Orkut), dominarem essa técnica de se expressar e resumir - em algumas palavras ou frases - toda uma situação, moral ou conclusão. Observação: eu nunca fui bom e logo nas primeiras tentativas vi o desastre que eu seria. Me lembro até hoje quando tentei pela primeira vez utilizar um ditado que havia ouvido. Respirei fundo, enchi o peito com ar e orgulho e disse:
- Então, é o mesmo que trocar 6 por metade de 12.
Kkkkkkkk. Risos. Mas como sempre digo aos meus alunos, o importante é se comunicar, erre, utilize o tempo verbal errado, o que for necessário, mas comunique-se. Se não fosse isso, já teria enfiado minha cabeça num buraco e teria tomado a decisão de nunca mais arriscar nesta área.
Outra coisa - igualmente rica - é o campo das crendices, supestições e simpatias. Hoje fui à casa de Baixinha, uma pessoa muito querida, sincera e para cima, animada. Falávamos de crianças e bebês quando tocamos no assunto dos formatos do nariz que as crianças nascem. Assim, ela disse hilariamente:
- Se a criança nasce com o nariz assim meio batatinha tem que fazer a simpatia para São Luiz.
- Qual simpatia, Baixinha?
- Você tem que todo dia segurar com a ponta do dedão e do indicador a base do nariz do nenen e fazer um movimento em direção a ponta do nariz da criança para que ele afunile e diga 3 vezes:
"São Luiz, São Luiz, Afina meu nariz, como o bico de um perdiz"
Essa foi o máximo. Com todo o respeito, achei muito engraçado, não vou mentir.
Depois dessa, ela explicou também sobre a simpatia para o umbigo feio e saltado de um bebê ou criança.
- Você tem duas simpatias. N'uma, você encapa uma moeda com esparadrapo e coloca no umbigo da criança e passa mais uma tira de espradrapo sobre o umbigo dela. É tiro e queda. N'outra, você tem que achar uma goteira de chuva e colocar o dedo bem onde as gotas caem e ponha seu dedo molhado sobre o umbigo da criança. Também funciona.
Bom, é isso, bando de Perdia me manda meia dúzia.